
Leia uma prévia e adquira o seu exemplar, físico ou virtual, clicando aqui.
O livro Crise Econômica e Sanitária e o Universalismo Privatizante no Sistema de Saúde do Brasil, de Danielle Conte Alves Riani Costa e Lígia Bahia, apresentado durante o 5º Congresso Brasileiro de PPGS da ABRASCO, Fortaleza, contará com lançamento no Rio de Janeiro, no dia 2 de dezembro, às 19h, na Livraria da Travessa – Ipanema.
A obra analisa a complexa dinâmica entre o setor privado e o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, explorando como o crescimento do setor privado, muitas vezes impulsionado por subsídios, impacta diretamente o SUS e a universalidade do sistema. Em uma análise documental detalhada, as autoras mergulham nas estratégias empresariais, nas relações público-privadas e na interação entre crises econômicas e sanitárias e o sistema de saúde brasileiro.
Com um enfoque em como o “universalismo privatizante” está moldando o setor, o livro discute também as desigualdades no acesso à saúde e propõe uma reflexão essencial para o futuro das políticas públicas no país. Segundo Rudi Rocha, a obra é uma contribuição importante para entender melhor um tema pouco estudado, mas fundamental para um sistema de saúde mais justo.
O lançamento é promovido pela Mórula Editorial e pela FAPERJ e promete agregar discussões cruciais para pesquisadores e profissionais de saúde interessados nas políticas de saúde pública e na gestão do SUS.