Criado em 2014, o Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES) integra o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), com espaço físico próprio (container) incorporado ao patrimônio público como instalação do IESC em 2015.
Ao longo de seus anos de existência, o GPDES vem desenvolvendo pesquisas e debates sobre a dinâmica e as configurações atuais do setor privado na área da saúde no Brasil e em países latino-americanos.
As pesquisas desenvolvidas pelo GPDES visam contribuir para a produção de conhecimento e evidência científica para a formulação de políticas públicas relacionadas ao controle e regulação das inter-relações da comercialização no acesso aos cuidados de saúde, por meio de uma agenda articulada de produção e disponibilização de fontes para a pesquisa, divulgação e ampliação da produção intelectual e científica sobre o empresariamento da saúde no Brasil.
O trabalho do grupo tem repercussões para a expansão e aprofundamento do conhecimento sobre sistemas e políticas de saúde, incluindo estudos sobre limites estruturais e possibilidades de implementação de atividades e ações universalizantes vis-à-vis processos de privatização tais como crescimento de grupos economicos setoriais no Brasil e em países da America Latina. Trabalhos do grupo de teor academico e notas técnicas têm sido divulgados em periódicos e também em veículos da grande mídia.
O GPDES conta com professores-pesquisadores e pós-graduandos do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e de outros cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), com professores-pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e da Universidade Estadual de São Paulo (USP).