Coleção
Produção GPDES
Item
Financeirização e oligopolização das instituições privadas de ensino no Brasil: o caso das escolas médicas
Descrição
Miniatura
Título
Financeirização e oligopolização das instituições privadas de ensino no Brasil: o caso das escolas médicas
Título em Inglês
Financialization and oligopolization of private teaching institutions in Brazil: the case of medical schools
Tipo de Documento
Artigo de Periódico
Resumo / Descrição
O contexto do artigo é a tendência global de aumento da participação do setor privado na formação de profissionais de saúde fortemente influenciada por políticas públicas. No Brasil, os cursos médicos privados se desenvolveram e expandiram com financiamentos governamentais e, recentemente, com o apoio do Programa Mais Médicos. O objetivo foi descrever e analisar os movimentos de reconfiguração empresarial do setor educacional com tendências de oligopolização e financeirização relacionadas à expansão recente do Ensino Médico no Brasil. Realizou-se abordagem qualiquantitativa, exploratória e descritiva associada a várias estratégias metodológicas, a fim de superar as limitações de acesso às informações, com coleta de dados em bases secundárias de acesso público. O setor privado é responsável pela oferta de 60% dos cursos e de 69% das vagas de medicina, das quais cerca de 31% são ofertadas por dez grupos educacionais. Nos grupos estudados destacam-se: dinamicidade do mercado educacional; mecanismos de financeirização e concentração; formação de oligopólio na oferta de Ensino Superior, em particular da formação médica. Tendência de concentração da oferta em instituições de Ensino Superior privadas desde os anos 2000. Similaridade dos maiores grupos nas estratégias de gestão, ampliação da participação no mercado, conformação do quadro de sócios, diversificação dos negócios e captação de investidores e capital financeiro. Programas governamentais, como o Programa Mais Médicos, contribuíram para a expansão e tendência de concentração do setor educacional privado com repasses de recursos públicos ou antecipação dos recursos. Tendência à oligopolização e à financeirização.
Palavras-Chave em Português
Instituições de Ensino Superior | Escolas Médicas | Consórcios de Saúde | Privatização; | Políticas Públicas
Resumo em Inglês (abstract)
There is a global trend towards the private sector’s growing participation in training healthcare professionals, influenced by public policies. In Brazil, private medical schools have developed and expanded with government financing, more recently with support from the More Doctors Program. The study aimed to describe and analyze movements in the corporate reconfiguration of the educational sector, with trends towards oligopolization and financialization related to the recent expansion of medical education in Brazil. An exploratory qualitative and quantitative approach was used, associated with various methodological strategies, to overcome the limitations in access to information, with data collection from open-access secondary databases. The private sector now accounts for 60% of the course supply and 69% of enrollment in medicine, 31% of which is supplied by ten educational groups. The groups studied here highlight the dynamic educational market, mechanisms of financialization and concentration, and formation of an oligopoly in the supply of higher education, particularly in medical training. There has been a trend towards concentration of the supply of institutions of higher learning since 2000. The largest groups employ similar management strategies, expansion of their market share, shareholder format, business diversification, and uptake of investors and financial capital. Government programs like the More Doctors Program helped expand and concentrate the private educational sector with government transfers or advance financing. The trend has been towards oligopolization and financialization.
Palavras-chave em Inglês
Higher Education Institutions | Medical Schools | Health Consortia; Privatization; Public Policy | Privatization; Public Policy | Public Policy
Linha de Pesquisa GPDES
Identificador
ISSN da Revista
102-311X
Direito Autoral
Acesso Aberto
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.
Idioma (ISO 639-3)
por
Referência
POZ, M. R. D.; MAIA, L. S.; COSTA-COUTO, M. H.. Financeirização e oligopolização das instituições privadas de ensino no Brasil: o caso das escolas médicas. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. Cad. Saúde Pública, 2022 38 suppl 2, p. e00078720, 2022.